sexta-feira, 8 de abril de 2011

Experimentando marcas diferentes de cigarro

Experimentando marcas diferentes de cigarro
Assim como existem inúmeras qualidades e sabores de vinhos, uísques e queijos, é também grande a gama de diferentes cigarros que um fumante pode experimentar. Embora tenhamos sempre uma marca de preferência para o dia-a-dia, experimentar cigarros diferentes é um dos prazeres que diferenciam os "verdadeiros fumantes" das "pessoas que fumam".

Para quem gosta ou pretende começar a experimentar cigarros diferentes, algumas dicas podem ser úteis. Uma coisa positiva de cigarros, principalmente nacionais, é o preço baixo. Porém, se você comprar um cigarro diferente e não gostar muito, poderá até se ver na chata situação de ter que jogar um maço quase novo fora. 

Por isso, é melhor, se possível, "filar" de alguém um cigarro que você quer experimentar. Mas como várias marcas são pouco comuns, o ideal é você sair com outra pessoa que também goste de apreciar cigarros diferentes, e comprar em parceria dois ou três maços diferentes, além dos seus "cigarros principais". Além de ser uma excelente oportunidade para passar a noite fumando, vocês podem dividir os cigarros restantes, e se você não gostar tanto de algum, pode ser que a outra pessoa tenha gostado.

O Brasil tem uma boa variedade de marcas, muitas delas internacionais (como o Marlboro e o Camel), e os cigarros brasileiros são considerados de boa qualidade. Mas os cigarros estrangeiros, especialmente os americanos, têm maior diversidade de fumos, sabores e tamanhos. Esta seção lista algumas das marcas brasileiras mais conhecidas, bem como alguns cigarros estrangeiros. Se você quiser contribuir para a lista, entre em contato e envie seus comentários!

Nacionais

Benson & Hedges Menthol: Com 100mm e filtro branco, é um cigarro incomum, com uma elegância própria e refinada, mas é forte (e, portanto, não indicado para iniciantes). Tem volume razoável de fumaça e o sabor de menta é bastante suave, predominando o gosto natural do fumo.

Camel: Cigarro forte, de filtro amarelo, não recomendado para iniciantes. Parecido com Marlboro, tem um sabor um pouco diferente e mais adocicado -- que, curiosamente, fica muito acentuado se você, alguns minutos antes, fizer bochechos com Listerine Tartar Control (!). Tem fumaça densa e pode ser enjoativo quando fumado em maior quantidade por um certo período de tempo.

Capri: Marca essencialmente feminina, no Brasil encontramos a versão 80's da Souza Cruz, que é pequeno, mais fino que os cigarros normais, saboroso e forte. Faz bastante fumaça.

Carlton: Uma das marcas mais populares, tem fumaça relativamente densa, teores moderados e aroma acentuado e diferenciado que pode ser desagradável para alguns.

Carlton Crema: Variação recente da linha Carlton, levemente aromatizado com baunilha. Tem um sabor suave, adocicado e mais agradável do que o Carlton comum, e combina muito bem com café, com bom volume de fumaça.



Carlton Mint: Também uma introdução recente à linha Carlton, é provavelmente o melhor cigarro mentolado já produzido no país, com sabor de menta bem acentuado (sem chegar a arder) e parecido com chiclete. Teores moderados, fumaça relativamente densa e aroma agradável, que deixa pouco cheiro residual. Embora possa não ser adequado para uso contínuo, é excelente para momentos em que se quer apreciar um cigarro diferente.

Charm: O mais tradicional cigarro de 100mm do Brasil, com filtro branco, sabor diferente do padrão e fumaça densa. É forte e pode dar um pouco de dor de cabeça a quem não está acostumado a fumar. Por ser meio incomum, passa uma imagem de elegância e refinamento. Historicamente anunciado como "unissex", mas com especial apelo ao público feminino.

Free 1: A marca de mais baixos teores do mercado nacional, com fumaça muito pouco densa, apesar do sabor relativamente marcante. Pode ser adequado para iniciantes, e talvez até para o uso contínuo, mas parece ser feito para pessoas que simplesmente gostariam de parar de fumar mas não conseguem se livrar do hábito.

Free 4: Versão light do Free, com sabor metálico e definido, ligeiramente amargo, voltado para o uso cotidiano. Assim como a versão regular, tem a característica negativa de deixar um forte e típico cheiro residual em quem o fuma. Apesar de light, tem volume e densidade de fumaça satisfatórios.

Free 6: Um dos cigarros mais vendidos do país, o Free tem baixos teores mesmo em sua versão regular, e por isso é apreciado por muitos fumantes regulares. Tem sabor levemente adocicado e densidade razoável de fumaça. Tem o inconveniente de deixar um cheiro residual de cinzas forte, tanto da fumaça quanto em quem fuma.

Kent: Marca recente no mercado brasileiro, da Souza Cruz, tem como diferencial o filtro de carvão ativado -- uma idéia que era usada, nos anos 70, no cigarro Albany --, que não deixa a fumaça arranhar a garganta e diminui os indices de tosse e pigarro. Assim como o Free, tem três versões, todas de baixos teores.

LM Menthol: Relativamente recente, a versão mentolada do LM é um cigarro suave, apesar de ter um filtro ligeiramente mais curto que o normal. O sabor de menta, no entanto, é discreto.

Lucky Strike (Red): Também no grupo dos cigarros mais fortes, e dono de uma imagem de rebeldia (fruto do seu marketing internacional), o Lucky Strike de filtro vermelho é bastante similar ao Marlboro, mas parece ligeiramente mais forte (apesar de ter alguns teores menores). Tem fumaça densa e sabor amadeirado e definido.

Marlboro: Forte e encorpado, é provavelmente o cigarro mais popular do mundo, e, tipicamente, quem fuma Marlboro é fumante porque gosta e é muito fiel à marca. Tem fumaça densa e sabor ligeiramente amargo, com um aroma amadeirado bem peculiar e difícil de ser imitado por concorrentes. Apesar de forte, é menos enjoativo que os concorrentes diretos, como Camel e Lucky Strike, e o cheiro residual que deixa não é muito forte nem desagradável como os de outras marcas. Não é muito indicado para iniciantes, mas pode facilmente passar a ser o cigarro de uso regular.

Marlboro Light: Uma versão branda do Marlboro, voltado principalmente para mulheres (mas também muito apreciado por homens), tem um bom volume de fumaça para um cigarro light, e sabor ligeiramente adocicado, que às vezes pode lembrar mel. Sem deixar de ser simples, tem um quê de refinado. Uma dica: deve-se evitar fumá-lo até o filtro, pois em determinado momento a brasa se solta. Na Europa, o Marlboro Light também tem filtro amarelo, como o Marlboro normal.

Sampoerna A: Cigarro aromatizado de cravo, vendido pela Philip Morris mas não tabelado -- o que faz seu preço variar muito entre os pontos de venda. Indicado para iniciantes e para apreciação ocasional, é relativamente suave, com fumaça pouco densa, e tem um sabor de cravo bastante ativo e doce, que permanece nos lábios. Com aroma agradável, é uma opção para quem não gosta do cheiro residual dos cigarros normais, mas não é indicado para uso cotidiano. Há uma versão "Slim", ligeiramente mais comprido e com diâmetro menor.

Sampoerna A Menthol: Características bastante similares ao Sampoerna A comum, mas com uma bem equilibrada mistura entre os sabores de cravo e menta. Parece uma balinha, principalmente pelo gosto doce que deixa nos lábios (o que permite beijos deliciosos). Na comparação com o "irmão", parece ligeiramente mais suave, devido ao mentol.

Cigarros importados

Gudang Garam: Conhecido também como "cigarro de Bali", por ser fabricando na Indonésia. Raramente chega ao Brasil por vias legais, e por isso tem preço muito variável. É muito apreciado por adolescentes, por ter fumaça bastante adocicada (que chega a deixar os lábios doces). Sua fumaça é bem densa, principalmente quando se chega ao fim do cigarro. Não é indicado para uso regular como "cigarro principal", pois tende a ser enjoativo. Disponível nos sabores canela e menta.

Kool: Marca americana, bastante popular, de filtro vermelho (ou amarelo, como queira) e sabor de menta bastante acentuado e refrescante. Tem bom volume de fumaça, e é mais ou menos equivalente ao Marlboro e cia. no que diz respeito a teores.

Marlboro Menthol: Encontrado em vários países, a versão mentolada do Marlboro tem o gosto de menta bem definido, mas ainda bem mais sutil que o Kool. Por isso, pode ser tolerado como "cigarro principal" durante um bom tempo. Dá a impressão de ser ligeiramente mais suave que a versão regular, mas tem os mesmos teores. Nos Estados Unidos, é fácil achar também as versões mentoladas do Marlboro Light e do Ultra Light.

Newport 100: Uma das marcas mais populares dos Estados Unidos, o Newport é um mentolado longo, de 100mm, e bastante forte, o que o torna não-indicado para fumantes ocasionais ou iniciantes. Tem fumaça bastante densa, quase "cremosa", e sabor ligeiramente amargo, apesar da presença marcante do mentol.

70 comentários:

  1. Esqueceu de mencionar o L.A.
    Acho que eh o meu preferido, Principalmente o de cravo ou de cereja... E nem sei se eh importado tb, mas pelo custo que encontro ele (de R$5,50 a R$12,00)Eh uma boa opcao :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa o Alaska da de 10 a 0 nesses ai ^^

    ResponderExcluir
  3. Nos EUA eu achei o MORE, fantástico pela forma 120mm e coloração marrom que conferem todo um charme ao fumante. Ótimo para mulheres que queiram fazer charme. Eu os acho sexy demais. Comprei uma caixa quando fui para lá. Tem sabor marcante mas não são fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fumei este cigarro em guaruja 1992. Ótimo cigarro maco verde

      Excluir
    2. muito gostosa cigarro delicia fuma me dar trago fuma meu zap 03496361433

      Excluir
  4. quando me viciei fumava o free tradicional,minha mãe não queria que eu fumasse outro por conta dele ser mais fraco,mais o foda é que você acaba fumando bem mais,hoje em dia eu fumo mais Marlboro red.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Respostas
    1. onde se encontra? era meu predileto...já faz anos que não vejo.

      Excluir
  6. O Gudam Garam tem um gosto ótimo. tem 1/3 de folhas secas de cravo e 2/3 de tabaco. Como foi dito é bom para quem não quer fumar muito pois é meio enjoativo e o preço é bem alto. Aqui eu compro por 18 reais o maço, você pode ir a falencia fumando isso. No entanto se você não quiser passar de 2-3 cigarros ao dia é uma boa. O mentolado não me agrada de forma alguma, nunca gostei muito dos mentolados por mascararem o gosto do cigarro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18 '-' vish... aqui eu acho por 12 ou 13,00 R$... lembro a época q era 09,00 R$... e eu não sei vc, mas eu fumo meio maço por dia numa boa... não me enjoa, só me causa um pouco de sudorese

      Excluir
  7. A marca Marlboro possui um padrão excelente e seus cigarros são os melhores, contudo o vermelho é muito forte, mas é bom, gosto também do Camel, Lucky Strike e cigarros da marca Carlton, mas o que fumo regularmente é o Dunhill Carlton Blend.

    ResponderExcluir
  8. E agora que a Philip Morris acabou com o Marlboro RED, a empresa fala que só mudou a embalagem, mas o gosto o cheiro o filtro todo furado, queima 2x mais rapido, mais parece cigarro do pais vizinho, mas o preço continua o mesmo, depois de 40 anos não sei o que pode substituir o velho e bom MARLBORO RED.

    ResponderExcluir
  9. marlbobo da philip morras é assim: NICO te vicia e escraviza, TINA te mata!!!!

    ResponderExcluir
  10. s.cruz credo dverte: quando você e philip morris

    ResponderExcluir
  11. Fumante: uma braza numa ponta, um otário na outra.

    ResponderExcluir
  12. Se o homo sapiem, tivesse nascido para fumar, nasceria com uma chaminé na cabeça, ou um escapamento na bunda. É um hábito anti natural!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem squi pediu a opinião desse babaca? Vai procurar sua turma, cara!

      Excluir
  13. O Doutor Freud explica: o cigarro -roliço- é um substituto para o prazer oral. O fumante com o cigarro ou charuto, na boca, inconcientemente tem um penis, para satisfazê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, deixa de ser mané não conscientizasse ninguém com essas bobagens.

      Excluir
  14. Entrou em um site cujo título é "prazer de fumar" pra dizer isso? Nas embalagens de cigarro avisam isso, fuma quem quer, alias todos morreremos um dia, fumando ou não. O legal é imaginar como você veio parar aqui rsrs

    ResponderExcluir
  15. Sou fã do Gudan, fumo um ou dois maços por dia, isto se estiver bebendo......já comprei de 30 reais...estou indo a falência.. Mas adoro.

    ResponderExcluir
  16. eu fumo Malboro (vermelho ) gosto e nao troco ele por nenhum , realmente quem fuma ele é fiel a marca, e voce encontra em qualquer lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  17. Fumo em média dois cigarros Malboro vermelho por semana (não disse "maços") e sinto que vou fazê-lo para o resto da minha vida. Gosto do sabor, curto cada tragada, de preferência depois de tomar um ristretto sem açúcar.

    ResponderExcluir
  18. sera que vcs conhecem uma loja virtual onde possamos comprar esses ou outros cigarros?

    ResponderExcluir
  19. Me indiquem o tipo de cigarro pra fumar, deixem as suas respostas de preferencia de filtro vermelho,quero fumar mas tenho vergonha de começar e queria que vocês me ajudassem a escolher o cigarro pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comecei fumando o free, mas o marlboro light é uma boa opção pra quem quer começar também ;)

      Excluir
  20. Me indiquem o tipo de cigarro pra fumar, deixem as suas respostas de preferencia de filtro vermelho,quero fumar mas tenho vergonha de começar e queria que vocês me ajudassem a escolher o cigarro pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o L&M vermelho!
      Não é tão forte e tem um preço Bacana!
      Se na sua região tiver um cigarro que me disseram que voltou chamado Lark, ele também é uma boa opção custo qualidade!

      Excluir
    2. Bingo, se vc tiver mesmo disposição comece com o Marlboro vermelho. É forte e tal, mas é cigarro de verdade, vc se acostuma. Mto bom.

      Excluir
  21. onde vende aqui em sao paulo algun cigarro 120 mm? virginia slims ,capri,

    ResponderExcluir
  22. eu amo marlboro red, quando estou fumando ele, me sinto O estilo em pessoa

    ResponderExcluir
  23. mas o lucky strike me surpreende também, sei lá, ele parece um cigarro bem original sabe, não sei explicar

    ResponderExcluir
  24. Alguém já fumou Winston vermelho?
    É um cigarro da J&T a mesma da Camel, eu fumava marlboro mas devido a Crise, passei a fumar o Winston red, é um cigarro excelente na minha opinião e é, bem mais em conta que o Marlboro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto o winston classic mais no inverno. Realmente, com a crise, está difícil de fumar tranquilo com as próprias dívidas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Eu fumava Marlboro red mas alem de estar muito caro
      , o cigarro mudou como a embalagem. Agora fumo o Winston e gosto muito!!

      Excluir
  25. Cara eu fumo duas carteiras por semana e acho muito kkkk queria saber se está vivo ?kkkk

    ResponderExcluir
  26. Fui fumante por apenas 6 anos, por um tempo comecei com os tradicionais e depois comecei a comprar os fumos de qualidade, que n vem enrolados... caramba tem muita coisa boa que é 10x melhor que esses de marcas conhecidas.... experimentem

    ResponderExcluir
  27. nada melhor q fumar Rodeo, cigarro d pinguço e pedreiro..2,50 o maço ainda dura uns 3 dias suave kkkkkkkkkj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem aquele Blitz que é bem baratinho, mas é horrivel.

      Excluir
  28. Viver no Brasil mata muito mais rápido que cigarro. hehehehe

    ResponderExcluir
  29. o ideal é encontrar tabaco e apertar o seu cigarro, esses industrializados são péssimos, já fumei desde camel até gudang mas parei pois minha garganta não aguenta, muito lixo, veneno de rato, ácido de bateria misturada nisso que chamam de cigarro.

    ResponderExcluir
  30. Alguém sabe se o Marlboro Fresh Mint ainda existe? Não acho, qual é o Marlboro mentolado agora ?

    ResponderExcluir
  31. Alguém sabe aonde encontro o cigarro Áura em belo horizonte?.
    Comprei quando estive no Uruguai mas aq é difícil achar lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure nas tabacarias do mercado central, eu compro cigarros e fumo de rolo la e sempre encontro o que estou procurando.

      Excluir
  32. Are you paying over $5 per pack of cigarettes? I buy my cigarettes over at Duty Free Depot and I'm saving over 60%.

    ResponderExcluir
  33. Alguem sabe onde comprar o jonh player special?

    ResponderExcluir
  34. Muito bom esse post,,não fumo regularmente mais gosto de tragar um cigarro de boa qualidade pra relaxar,,é tão bom quanto degustar uma taça de vinho

    ResponderExcluir
  35. Qual o melhor cigarro pra quem tá na quimio? Estava fumando ministério vermelho mais vi q tem muito alcatrão, alguém ajuda?

    ResponderExcluir
  36. O q eles fizeram c o dunrill? Acabaram c ele...

    ResponderExcluir